Saúde Infantil

Quanta vitamina B-12 o seu corpo precisa?

A vitamina B-12, ou cobalamina, é um membro da família solúvel em água de vitaminas do complexo B. É necessário para o funcionamento normal das células nervosas, a produção de DNA e seu corpo precisa de vitamina B-12 para produzir um número adequado de células sanguíneas.

A vitamina B-12 é encontrada naturalmente em carnes, aves, frutos do mar, ovos e laticínios – alimentos ricos em proteínas. A suplementação não deve ser necessária para adultos saudáveis, exceto para veganos, pois a vitamina B-12 é encontrada apenas em produtos de origem animal. Os ovolactovegetarianos receberão vitamina B-12 de ovos ou laticínios.

A Divisão de Saúde e Medicina das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina determina a ingestão de referência na dieta para vitaminas e minerais. Esses DRIs são baseados nas necessidades nutricionais da pessoa saudável média. O DRI da vitamina B-12 é baseado na idade. Mulheres grávidas ou amamentando precisam de um pouco mais.

Consumo dietético de referência

1 a 3 anos: 0,9 microgramas por dia
4 a 8 anos:1,2 microgramas por dia
9 a 13 anos:1,8 microgramas por dia
14 ou mais anos: 2,4 microgramas por dia
Mulheres grávidas: 2,6 microgramas por dia
Mulheres amamentando: 2,8 microgramas por dia

Deficiência de vitamina B-12

Como a vitamina B-12 é encontrada em alimentos de origem animal, a maioria das pessoas recebe o suficiente em suas dietas. Indivíduos com anemia perniciosa não conseguem absorver vitamina B-12 suficiente, porque não produzem uma substância chamada fator intrínseco suficiente, essencial para que a vitamina B-12 seja absorvida pelas paredes do intestino delgado.

Pessoas com gastrite atrófica ou doenças do intestino delgado, como doença celíaca ou doença de Crohn, alguns tipos de cirurgia para perda de peso, infestações parasitárias ou crescimento bacteriano também podem reduzir a capacidade da pessoa de absorver vitamina B-12.

Essa deficiência pode causar vários problemas diferentes, como anemia megaloblástica, que ocorre quando os glóbulos vermelhos não conseguem se desenvolver adequadamente. Uma deficiência de vitamina B-12 pode causar problemas neurológicos.

Os sintomas devido à anemia incluem:

  • Fadiga (sensação de cansaço na maioria das vezes)
  • Fraqueza em partes do seu corpo
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Prisão de ventre

Os sintomas neurológicos da deficiência de vitamina B-12 podem incluir qualquer um destes:

  • Dormência e formigamento nas mãos ou nos pés
  • Perda de equilíbrio
  • Depressão
  • Confusão e perda de memória
  • Dor ardente ou dor de boca ou língua

Algumas pessoas podem ter sintomas neurológicos sem anemia e todos esses sintomas podem vir de outros problemas de saúde. Se você acha que pode ter uma deficiência de vitamina B-12, consulte um médico que pode determinar se você tem uma deficiência de vitamina B-12 solicitando exames de sangue especiais.

Os vegans ou indivíduos que comem muito pouco alimentos de origem animal podem tomar vitamina B-12 como suplemento dietético ou comer cereais enriquecidos com vitaminas. Os ovolactovegetarianos devem obter vitamina B-12 de ovos ou laticínios.

As pessoas que foram diagnosticadas com uma deficiência de vitamina B12 devido à má absorção podem receber doses regulares de vitamina B-12, o que elimina a necessidade de absorver a vitamina através do intestino delgado, mas, em alguns casos, tomar a vitamina em forma de pílula pode funcionar.

Seria difícil usar alimentos para prevenir ou tratar deficiências de vitamina B-12 devido à má absorção, embora a ingestão de grandes quantidades de fígado seja um tratamento histórico para a anemia perniciosa.

Tomar suplementos de vitamina B-12 reduzirá os níveis de homocisteína no sangue. Infelizmente, tomar os suplementos não parece reduzir o risco de doença cardiovascular.

Os suplementos de vitamina B-12 também foram recomendados para melhorar as habilidades cognitivas e aumentar a energia. Mas a pesquisa também não forneceu evidências suficientes para essas recomendações.

 

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