Pin It

Câncer de pulmão

Problemas comuns de pele durante a quimioterapia

Problemas comuns de pele durante a quimioterapia

Alterações na pele são comuns durante a quimioterapia. Saber o que esperar, quando você deve se preocupar e as medidas que você pode tomar para proteger sua pele podem ajudá-lo a lidar durante esse período. Felizmente, alguns desses problemas são evitáveis ​​e a maioria deles desaparece logo após o término do tratamento.

Alterações comuns da pele durante a quimioterapia

Você pode perceber várias alterações na sua pele, dependendo de quais medicamentos quimioterápicos você recebe. Alguns dos sintomas mais comuns durante o tratamento de câncer de pulmão incluem:

  • Vermelhidão
  • Secura e descamação
  • Descoloração da pele (geralmente um escurecimento onde a pressão é aplicada à sua pele). Isso é mais comum em indivíduos com pele escura e com certos medicamentos contra o câncer, como a Adriamicina (doxorrubicina)
  • Erupções cutâneas. É importante observar que existem vários tipos diferentes de erupções cutâneas que podem ocorrer.
  • Sensibilidade ao sol. Você pode se queimar mais facilmente do que o normal.
  • Erupções cutâneas semelhantes à acne. Uma erupção cutânea do tipo acne é comum com inibidores da tirosina quinase, como Tarceva (erlotinib.)

Lidar com erupções cutâneas e vermelhidão

Dependendo da causa dos sintomas da pele, o seu médico pode recomendar cremes ou fazer outras sugestões que o ajudarão. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para minimizar o desconforto:

  • Beber grande quantidade de líquidos
  • Use cremes ou loções suaves para hidratar a pele. (Em geral, os cremes geralmente funcionam melhor que as loções e as pomadas funcionam melhor que os cremes.) 
  • Evite produtos que contenham álcool e escolha variedades sem cheiro sempre que possível
  • Aplique loções e cremes após o banho ou banho, antes que a pele seque completamente. Para pele e lábios muito secos, pomadas como Aquaphor podem ser muito calmantes, além de hidratantes.
  • Tome banho com água morna (não muito quente ou muito fria.) Mantenha os banhos curtos e seque com uma toalha em vez de esfregar a pele.
  • Se sua pele estiver muito seca, um banho de aveia pode ser calmante
  • Use um sabão suave ou água pura para lavar
  • Use um detergente neutro para lavar suas roupas
  • Selecione tecidos como algodão e evite tecidos irritantes para a pele, como lã. Roupas folgadas geralmente são mais confortáveis ​​do que roupas justas.
  • Use um barbeador elétrico para minimizar os cortes ao fazer a barba
  • Evite passar tempo fora com tempo muito quente ou muito frio
  • Proteja-se do sol. Encobrir, evitar a luz solar direta durante o meio-dia e usar chapéus e guarda-chuvas para se proteger. Não use camas de bronzeamento. Alguns filtros solares podem conter produtos químicos irritantes. Verifique com o seu oncologista para ver quais produtos ele recomenda, ou escolha um protetor solar como o óxido de zinco para obter a máxima proteção. Se você optar por usar filtro solar, tente encontrar um produto que bloqueie os raios UVA e os raios UVB.
  • Para sintomas semelhantes a acne, mantenha a pele limpa e seca. Converse com seu oncologista antes de usar qualquer tratamento de acne sem receita . Embora a erupção cutânea que muitas pessoas causam com Tarceva pareça acne, ela não é acne e a maioria dos medicamentos para acne não funciona para tratar a erupção cutânea.

Sensibilidade ao sol durante a quimioterapia

Alguns medicamentos quimioterápicos podem aumentar as chances de você sofrer queimaduras solares ( fotossensibilidade à quimioterapia ) e isso pode piorar ainda mais quando combinado à radioterapia.

A melhor proteção é a prevenção, como evitar o sol do meio-dia e encobrir. Lembre-se de que os filtros solares podem irritar as erupções cutâneas causadas pela quimioterapia e não necessariamente impedirão queimaduras na pele sensível ao sol.

Os protetores solares combinados com outras medidas físicas (como usar um chapéu ou sentar sob um guarda-chuva) podem ser mais eficazes para pessoas submetidas à quimioterapia.

Como um rápido aparte, no entanto, estudos sugeriram que a ingestão adequada de vitamina D pode ser importante na sobrevivência do câncer.

A exposição ao sol é uma grande fonte de vitamina D, pois pode ser difícil obter o suficiente com sua dieta. Sua melhor aposta é pedir ao seu oncologista para verificar seu nível de vitamina D se isso ainda não tiver sido feito. Se você é deficiente em vitamina D e a maioria das pessoas, ela pode recomendar um suplemento de vitamina D3.

Tarceva (Erlotinib) Rash

A erupção cutânea semelhante à acne que muitas pessoas experimentam com Tarceva (erlotinibe) ou outros inibidores do EGFR, pode deixar você hesitante em sair de casa. Afinal, você não deveria ser poupado das espinhas embaraçosas com as quais já lidou na adolescência?

Pode ajudar a saber que as pessoas que desenvolvem essa erupção cutânea parecem ter uma melhor resposta ao medicamento. Converse com seu médico sobre métodos para gerenciar a erupção cutânea e quando ligar se a situação piorar. Tire um tempo para aprender sobre o gerenciamento de problemas de pele relacionados ao Tarceva.

Condições de pele | Recall de radiação

Uma situação especial que você deve conhecer é chamada de recall de radiação. Quando certos medicamentos quimioterápicos são administrados durante ou logo após a radioterapia, pode ocorrer uma erupção cutânea grave, semelhante a queimadura solar. Isso pode causar prurido e queimação que dura de algumas horas a alguns dias.

O seu médico pode prescrever medicamentos para tratar a erupção cutânea e pode atrasar sua quimioterapia por um período de tempo.

No câncer de pulmão, essa erupção cutânea geralmente ocorre no peito e é mais comum quando são administrados os medicamentos para câncer Adriamycin (doxorrubicina) e / ou Taxol (paclitaxel).

Unhas e problemas nas unhas dos pés

As alterações nas unhas relacionadas à quimioterapia geralmente são separadas das alterações na pele relacionadas a esses medicamentos, mas é importante observar que existem vários problemas que as pessoas experimentam, desde unhas soltas a linhas e infecções. Se você está preocupado com as unhas, reserve um momento para aprender sobre as alterações nas unhas durante o tratamento do câncer.

Quando ligar para o médico

Informe o seu oncologista sobre quaisquer sintomas de pele que você esteja tendo em cada consulta, mas alguns sintomas, em particular, devem solicitar que você ligue mais cedo.

Entre em contato com seu médico se você tiver algum sintoma que sugira infecção, como pele dolorida, drenagem da pele ou febre. Além disso, os sintomas de uma reação alérgica, como prurido intenso ou urticária, podem ser graves e é importante informar sua equipe de atendimento ao câncer.

Condições de pele | Bottom Line

Há vários problemas de pele que podem ocorrer durante a quimioterapia, variando de vermelhidão a erupções cutâneas. Medidas preventivas, como usar loções, evitar substâncias cáusticas na pele e praticar a segurança solar, podem reduzir muitos dos sintomas.

Às vezes, como para as pessoas em Tarceva, uma erupção cutânea pode realmente ser um sinal de que o medicamento está funcionando.

Certifique-se de conversar com seu médico sobre quaisquer alterações na pele, mesmo que elas pareçam mais um incômodo do que um problema. Reservar um tempo para gerenciar as “pequenas” preocupações durante o tratamento do câncer pode ajudar bastante a melhorar sua qualidade de vida geral neste momento.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.