Pin It

Saúde holística

Os benefícios do Tai Chi – O Tai Chi pode melhorar sua saúde e bem-estar?

O Tai chi é uma prática mente-corpo que envolve uma série de exercícios lentos e fluidos que combinam movimento, meditação e respiração rítmica. Embora tenha sido inicialmente desenvolvido como uma arte marcial, é comumente praticado como uma forma de “meditação em movimento”.

De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, os movimentos do tai chi podem ajudar a estimular o fluxo de energia vital (também conhecido como “chi”) e, por sua vez, promover a cura de uma variedade de condições de saúde.

Muitos praticantes de tai chi usam essa técnica para melhorar a saúde física e mental, bem como para melhorar a postura, o equilíbrio, a flexibilidade e a força. Além disso, o tai chi aumenta o humor, alivia a dor, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde do coração.

Os benefícios do Tai Chi

Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que o uso do tai chi pode ser benéfico para pessoas com certas condições de saúde.

Em uma revisão de pesquisa publicada no Médico de família canadense em 2016, por exemplo, os pesquisadores analisaram estudos publicados anteriormente e encontraram “excelentes evidências” de que o tai chi parece útil para a doença de Parkinson, osteoartrite, prevenção de quedas, melhora da função cognitiva em adultos mais velhos e reabilitação para doença pulmonar obstrutiva crônica.

Aqui estão algumas das principais descobertas da pesquisa disponível sobre o tai chi e seus possíveis benefícios à saúde:

Funcionamento cognitivo

Para uma revisão de pesquisa   publicada no Journal of the American Geriatrics Society em 2014, os pesquisadores avaliaram 20 estudos publicados anteriormente testando os efeitos do tai chi na função cognitiva em adultos mais velhos.

Os estudos revisados ​​demonstraram que o tai chi pode ter efeitos benéficos na função cognitiva, particularmente em idosos sem comprometimento cognitivo existente.

O tamanho do efeito em adultos sem comprometimento cognitivo foi grande comparado a nenhuma intervenção e moderado quando comparado ao exercício.

Prevenção de quedas em idosos

O Tai Chi pode ajudar os idosos a melhorar seu equilíbrio e evitar quedas, de acordo com uma revisão de pesquisa publicada no Journal of the American Geriatric Society.

Na análise de 10 estudos publicados anteriormente, os autores da revisão descobriram que o tai chi praticado por 12 a 26 semanas, uma a três vezes por semana, reduziu a incidência de quedas em 43% (em comparação com outras intervenções) naqueles que foram acompanhados por 12 meses ou mais. Menos. Não houve efeito do tai chi no tempo até que um adulto mais velho caísse.

Mal de Parkinson

O Tai chi pode beneficiar pessoas com  doença de Parkinson , sugere uma revisão de pesquisa   publicada na  Clinical Rehabilitation  em 2018.

Depois de revisar 10 estudos publicados anteriormente, os autores descobriram que o tai chi reduziu significativamente as quedas em pessoas com doença de Parkinson e derrame. O Tai chi também melhorou o equilíbrio naqueles com doença de Parkinson.

Mais benefícios

Pesquisas recentes sugerem que o tai chi também pode ajudar a tratar várias outras condições de saúde, incluindo dores nas costas e fadiga relacionada ao câncer.

Há também algumas evidências de que o tai chi pode ser um método eficaz de reabilitação cardíaca para pessoas com insuficiência cardíaca crônica.

Segurança e efeitos colaterais

Embora o tai chi pareça ser seguro para a maioria das pessoas saudáveis ​​(quando feito corretamente), ele não deve ser usado como substituto do tratamento padrão no tratamento de uma condição crônica de saúde. Além disso, se você tem uma condição de saúde como artrite, é importante consultar seu médico antes de iniciar o tai chi para ver se é apropriado para você.

Como praticar Tai Chi

O Tai Chi é freqüentemente ensinado em grupos em centros de saúde, centros comunitários, escritórios e escolas. Você também pode aprender técnicas de tai chi em livros, bem como em recursos de áudio e vídeo.

No entanto, o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar adverte que aprender tai chi em um vídeo ou livro não garante que você esteja fazendo os movimentos corretamente ou com segurança.

Pronúncia: tai-chee

Também conhecido como: tai chi, tai chi chuan, tai chi chih, tai ji juan, tai ji quan, taijiquan, tai ji, taiji, boxe nas sombras

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x