Saúde Infantil

12 Dicas para lidar com a fadiga do câncer

Lidar com a fadiga do câncer é uma das preocupações mais frustrantes durante o tratamento do câncer. Ao contrário do “cansaço” comum que ocorre após um dia agitado ou pode ser remediado por uma bebida com cafeína, a fadiga do câncer é sentida por todo o corpo como um cansaço que você parece não conseguir superar.

Um cansaço que pode surgir rapidamente, pode ocorrer com a atividade mais simples e persistir, apesar de uma boa noite de sono. A coisa mais importante que você pode fazer é simplesmente reconhecer que a fadiga do câncer é real e única. Você não está com preguiça, nem alguém espera que você realize o que pode ter antes do diagnóstico de câncer.

O primeiro passo para lidar com a fadiga do câncer é compartilhar seus sintomas com seu médico. Ele ou ela desejará descartar quaisquer causas tratáveis ​​de fadiga, como anemia, baixo nível de oxigênio no sangue (hipoxemia levando a hipóxia ), apneia do sono ou medicamentos que possam precisar ser ajustados.

O seu médico também vai querer saber se o seu tratamento está interferindo na sua capacidade de seguir uma dieta nutritiva e descansar adequadamente à noite.

Se ele ou ela não encontrar nenhuma causa de fadiga que possa ser facilmente tratada, ainda há muitas coisas que você pode fazer para tornar a vida com fadiga um pouco mais tolerável.

1. Peça ajuda

Aprenda a pedir ajuda e aceite graciosamente a ajuda oferecida. Não tente ser um herói. As pessoas querem ajudar, e permitir que elas ajudem pode aliviar sua própria ansiedade e sensação de desamparo neste momento.

Dito isto, não presuma que as pessoas participem e façam as coisas que você acharia mais úteis. Nenhum de nós pode ler mentes, e às vezes precisamos de orientação.

Mantenha uma lista contínua de itens específicos com os quais você poderia usar a ajuda e peça a seus amigos e entes queridos que se inscrevam nas tarefas que desejam fazer.

2. Exercite-se moderadamente

Estudos mostraram que o exercício moderado pode melhorar a fadiga do câncer. A pesquisa não avaliou quais atividades ou qual duração do exercício é mais eficaz; portanto, escolha uma atividade que você goste e uma quantidade de tempo que lhe seja mais confortável.

3. Durma o suficiente

Tente dormir pelo menos 8 horas por noite e tire uma soneca durante o dia, se necessário. Por outro lado, muito descanso pode realmente fazer você se sentir mais cansado.

Pode ser útil manter um diário anotando quanto você dorme e como se sente no dia seguinte para entender a quantidade de descanso que funciona melhor para você.

Lembre-se de que, em um estudo recente sobre causas de fadiga relacionadas ao câncer, a insônia ficou em 3º lugar, apenas secundária à falta de ar e tosse.

Além disso, aprendemos que a insônia pode até ter um papel na sobrevivência do câncer. Portanto, se a insônia está contribuindo para o seu cansaço, converse com seu oncologista.

4. Coma regularmente

Comer refeições regulares é muito útil quando se trata de manter o nível de energia da linha de base. Evite ficar com muita fome ou comer em excesso.

Além disso, enfatizar carboidratos complexos e alimentos ricos em proteínas em detrimento de guloseimas e gorduras açucaradas pode impedir alguns dos altos e baixos do seu nível de energia.

Embora às vezes você simplesmente não queira comer, lembre-se de que a caquexia do câncer – uma síndrome que inclui perda de peso não intencional – é a principal causa de morte de pessoas com câncer.

5. Mantenha seu ambiente confortável

Ajustar o termostato a uma temperatura confortável – nem muito quente nem muito frio – também pode ajudar no seu nível de energia. Evite banhos quentes, longos banhos quentes ou atividades em que você possa esfriar.

6. Priorize

Planeje com antecedência e tente concluir suas atividades mais importantes quando estiver se sentindo renovado. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que os pacientes disseram que a fadiga era mais perturbadora quando interferia em uma atividade que eles desfrutavam particularmente. Identifique as atividades que o deixam mais feliz e ajuste-as às vezes em que você se sentir melhor.

7. Ritmo de si mesmo

Com o cansaço do câncer, lento e constante vence a corrida. Apressar-se tende a cansá-lo mais rapidamente e também pode aumentar o seu nível de ansiedade. Escute seu corpo. Muitos sobreviventes de câncer acham útil fazer períodos de descanso curtos e frequentes durante o dia, em vez de um longo período de descanso.

8. Evite álcool e cafeína

Tanto o álcool quanto a cafeína podem contribuir para o cansaço durante o tratamento do câncer. Uma xícara de café da manhã provavelmente não vai doer, mas usar cafeína para ficar acordado pode sair pela culatra e deixá-lo mais cansado. Da mesma forma, o álcool pode ajudá-lo a adormecer, mas seu sono não será tão repousante como se você se abstenha.

9. Mantenha um diário

Manter um diário pode ajudá-lo a identificar as horas do dia em que você tem mais energia, para que você possa planejar adequadamente. Também pode ajudar a identificar as coisas que parecem drenar seu nível de energia e as atividades que o melhoram.

Se você decidir tentar o registro no diário, confira algumas das outras maneiras pelas quais o registro no diário beneficia pessoas com câncer, bem como maneiras de começar.

10. Gerenciar o estresse

Todos sabemos como o estresse pode drenar nossa energia, mesmo quando não estamos passando por tratamento contra o câncer. Encontre maneiras de aliviar o estresse que achar agradável.

Meditação, ioga ou oração são úteis para algumas pessoas; outros acham que ler, ouvir música ou passear no parque são tranqüilos.

A visualização está sendo ensinada em muitos centros de câncer, tanto como uma maneira de lidar com os sintomas do câncer quanto como um método de superar o estresse inevitável do tratamento do câncer.

11. Considere terapias alternativas para combater a fadiga

Muitas terapias alternativas (terapias integrativas) estão sendo usadas para ajudar com a fadiga que acompanha o câncer. Tanto o toque terapêutico quanto a acupuntura foram associados a uma diminuição da fadiga em estudos clínicos em pacientes com câncer, e um estudo de 2016 considerou o qigong especialmente útil. Verifique com sua equipe de câncer e seu grupo de apoio para ver quais serviços são oferecidos em sua comunidade.

12. Participe de um grupo de apoio ao câncer

Muitas vezes, apenas saber que você não está sozinho pode ajudá-lo a lidar com a fadiga do tratamento do câncer. Além disso, um grupo de apoio ou uma comunidade de apoio ao câncer permite que você ouça outras pessoas que experimentaram sintomas semelhantes e o que eles fizeram que os ajudou a lidar.

Lidar com aqueles que amam alguém com câncer

Não são apenas aqueles com câncer que têm dificuldade em lidar com a fadiga do câncer. Quando é seu ente querido, pode fazer você se sentir desamparado, frustrado. Se isso descreve você, verifique esses pensamentos sobre quando seu ente querido tem câncer.

 

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