Câncer de pulmão

Boca de metal e outras alterações de sabor durante a quimioterapia

As mudanças de paladar, em particular uma sensação que foi cunhada “boca de metal“, são muito comuns durante a quimioterapia. Alguns medicamentos, como os quimioterápicos “platina”, são mais propensos a causar esses sintomas, mas existem muitos medicamentos que podem fazê-lo.

Enquanto muitas pessoas pensam na boca de metal como um sintoma incômodo, ela pode reduzir a qualidade de vida e até levar à desnutrição.

Há muitas coisas que as pessoas podem fazer para combater os problemas do paladar, desde evitar talheres de metal até adicionar sabores fortes aos alimentos. Vamos dar uma olhada em várias maneiras de lidar com as alterações do paladar (disgeusia) durante a quimioterapia.

Alterações do paladar (boca de metal) durante o tratamento do câncer

Se você está entre os 50% das pessoas com câncer que sofrem alterações de paladar durante a quimioterapia, algo que os oncologistas chamam de disgeusia, você sabe que pode ser totalmente irritante.

As pessoas a descrevem de forma variável como “boca de metal”, um sabor amargo, uma perda de paladar ou uma capacidade reduzida de saborear alimentos doces.

Os alimentos de que uma pessoa normalmente gostava podem ter um sabor totalmente diferente e, para algumas pessoas, todos os alimentos assumem um sabor suave e químico.

Esses sintomas podem ocorrer com qualquer alimento, mas tendem a ser piores com as carnes, principalmente as vermelhas. Certamente, isso pode afetar sua capacidade de desfrutar de comida e, às vezes, pode interferir na obtenção da nutrição necessária durante o tratamento do câncer.

Os sintomas geralmente começam vários dias após o início da quimioterapia e desaparecem em 3 a 4 semanas após o término da quimioterapia.

Outros tratamentos ou condições também podem contribuir para alterações do paladar, como radiação na cabeça ou no pescoço, medicamentos como opióides e antibióticos, cirurgia na cabeça ou no pescoço, feridas na boca por quimioterapia ou doença gengival. Alguns medicamentos para imunoterapia também podem causar alterações no paladar.

Mesmo se você não estiver recebendo quimioterapia ou radiação, um estudo de 2018 descobriu que as pessoas com câncer tendem a sofrer alterações no paladar, independentemente dos tratamentos específicos que recebem, e que a “inflamação relacionada ao câncer” pode ser uma causa subjacente.

Causas de alterações do paladar (boca de metal) durante a quimioterapia

Como a quimioterapia é projetada para matar células cancerígenas que se dividem rapidamente, ela também afeta células normais que se dividem rapidamente, como as da boca.

A quimioterapia também pode danificar os receptores gustativos. Em alguns casos, a perda do paladar pode ser causada por uma associação de quimioterapia com náusea e vômito. Medicamentos comumente associados a alterações do paladar incluem:

  • Paraplatina (carboplatina)
  • Platinol (cisplatina)
  • Eloxatina (oxaliplatina)
  • Adriamicina (doxorrubicina)
  • Neosar (ciclofosfamida)
  • Gemzar (gencitabina)
  • Taxol (paclitaxel)
  • 5-FU (fluorouracil)
  • Oncovina (vincristina)

Lidar com as alterações do paladar induzidas por quimioterapia

Não existem medicamentos para ajudar nas alterações do paladar durante a quimioterapia, embora, às vezes, sejam prescritos enxaguatórios bucais (bicarbonato de sódio e sal) para ajudar a prevenir a infecção se você tiver feridas na boca.

Os comprimidos de zinco podem reduzir as alterações do paladar para algumas pessoas, mas não devem ser usados ​​sem antes conversar com seus oncologistas. Alguns suplementos vitamínicos e minerais podem interferir na quimioterapia.

Estudos sugerem que a deficiência de zinco relacionada à quimioterapia pode resultar em alterações no paladar, e o uso de comprimidos de zinco pode reduzir as alterações no paladar.

Neste estudo, até 70% das pessoas notaram melhora na sensação gustativa quando receberam zinco. Pensa-se, no entanto, que o zinco, quando aprovado por um oncologista, é mais eficaz se iniciado precocemente após o início da quimioterapia, em vez de depois que as alterações no paladar já são incômodas.

Praticar uma boa higiene bucal, escovar idealmente após cada refeição, é importante, tanto para alterações do paladar quanto para feridas na boca que podem acompanhar a quimioterapia.

Uma baixa contagem de plaquetas ( trombocitopenia ) é comum durante a quimioterapia, e seu oncologista pode recomendar o uso de uma escova de dentes macia para evitar sangramentos. As práticas que algumas pessoas consideraram úteis para lidar com gostos anormais incluem:

  • Evitar comer por algumas horas antes e depois da quimioterapia
  • Usando utensílios de plástico em vez de metal
  • Comer com amigos ou familiares para distrair os gostos
  • Chupar balas de hortelã ou chiclete
  • Chupando balas duras com sabores fortes, como limão, laranja ou hortelã
  • Tentando comidas azedas, como laranjas e limonada (a menos que você tenha feridas na boca)
  • Adicionando sabor usando sabores fortes em alimentos
  • Lavar a boca com frequência pode não ser eliminado, mas pode reduzir alterações anormais do paladar. Você pode usar água pura ou lavar a boca com uma solução suave de água, bicarbonato de sódio e sal.
  • Servindo alimentos frescos ou refrigerados. Alimentos frescos costumam se sentir melhor na língua do que alimentos quentes, e isso também pode minimizar os odores da culinária
  • Amostragem de uma variedade de alimentos, especialmente se tudo começar a ter o mesmo sabor
  • Mantendo uma variedade de alimentos à mão. Para algumas pessoas, as alterações do paladar associadas ao tratamento do câncer variam com o tempo. O que não atraiu ontem pode hoje.
  • Bebendo com um canudo. O cheiro desempenha um papel importante no sabor, e usar um canudo em vez de beber diretamente de um copo pode minimizar o cheiro de uma bebida
  • Visitando seu dentista. Problemas dentários, como cáries e doenças gengivais, podem exacerbar as alterações do paladar associadas à quimioterapia. Seu dentista também pode ter dicas, não apenas sobre como cuidar de seus dentes durante o tratamento do câncer, mas também sobre como reduzir o impacto das alterações do paladar na sua saúde dental e física.
  • Alimentos como carne bovina e suína podem ser menos atraentes. Tente marinar para aumentar o sabor ou substitua outras fontes de proteína, como aves, peixes e laticínios
  • Algumas pessoas recomendam evitar os alimentos que você realmente gosta durante esse período, para que você não desenvolva más associações com seus alimentos favoritos

Se você estiver envolvido com um grupo de apoio ou uma comunidade on-line do câncer, verifique com outras pessoas o que as ajudou a lidar com essas mudanças horríveis no paladar.

Ao contrário do seu oncologista, que ouve relatórios e lê estudos sobre o que ajuda, essas pessoas estão realmente vivendo com a doença e podem ter ótimos pensamentos para ajudá-lo, que de outra forma você não ouviria.

Além disso, estar envolvido em uma comunidade de câncer pode ser uma maneira maravilhosa de aprender sobre seu câncer e obter apoio em geral.

Importância de abordar as alterações do paladar durante a quimioterapia

Você pode hesitar em reclamar com o seu oncologista sobre alterações do paladar, pensando que é um efeito colateral menor da quimioterapia, mas certifique-se de elevar a voz.

Estudos sugerem que a disgeusia pode diminuir significativamente sua qualidade de vida, algo que é muito importante para as pessoas, enquanto você tenta permanecer esperançoso e manter uma atitude positiva com relação ao câncer.

As mudanças de sabor também podem levar a um apetite diminuído, algo que está longe de ser apenas um incômodo. De fato,  acredita-se que a caquexia do câncer, uma síndrome caracterizada por perda não intencional de peso, perda de apetite e perda de massa muscular, seja a causa direta da morte de até 20% das pessoas que morrem de câncer.

Quando você deve (boca de metal) ligar para o seu médico?

Mesmo que haja pouco que possa ser feito clinicamente para prevenir ou tratar alterações do paladar, informe o seu médico sobre o que está ocorrendo, para que ele esteja ciente de quaisquer sintomas que esteja apresentando.

Se você achar que as alterações do paladar estão limitando a ingestão de alimentos ou líquidos ou resultando em perda significativa de peso, entre em contato com a equipe de saúde e procure as recomendações.

Visitar um nutricionista oncologista também pode ser extremamente útil, pois esses profissionais podem ter dicas que aprenderam ao trabalhar com tantas outras pessoas que lidaram com esse sintoma.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.