Pin It

Saúde digestiva

Como ter bactérias intestinais saudáveis

Como ter bactérias intestinais saudáveis

Se você ainda não ouviu falar muito sobre suas bactérias intestinais, parte de sua flora intestinal, provavelmente você ouvirá muito mais sobre esse assunto no futuro.

Estas bactérias anteriormente negligenciadas estão agora a ser associadas a uma vasta gama de soluções e problemas de saúde humana.

Ao seguir com esta ciência que se desdobra, você desejará ter certeza de que está fazendo tudo o que pode fazer para garantir que suas bactérias intestinais sejam tão saudáveis ​​quanto possível.

Aqui vamos dar uma olhada no que se sabe sobre suas bactérias intestinais, o que a desequilibra e o que a ajuda a prosperar.

Quais são a flora intestinal?

A flora intestinal compõe um mundo de microorganismos que povoam nosso trato gastrointestinal. Estima-se que existam cerca de 100 trilhões desses microrganismos, chamados de micróbios.

Eles são predominantemente constituídos por várias cepas de bactérias, mas também há alguns fungos e protozoários. Nosso relacionamento com a flora intestinal é considerado de benefício mútuo. A flora intestinal também pode ser referida como microbioma, microbiota ou microflora.

Pesquisas sobre a flora intestinal descobriram que não nascemos com flora intestinal, mas os recém-nascidos têm seus sistemas digestivos preenchidos com a flora da mãe durante o processo de parto vaginal.

(Há algumas pesquisas preliminares de que os bebês nascidos por cesariana mostram diferenças na composição de sua flora intestinal).

Diferenças foram encontradas entre a flora de bebês amamentados e alimentados com fórmula. Uma vez que os bebês são desmamados, o que ocorre por volta dos dois anos de idade, sua flora se parece mais com a flora adulta.

A flora intestinal é pensada para:

  • Promova a digestão
  • Mantenha as bactérias prejudiciais na baía
  • Estimule o sistema imunológico
  • Sintetizar certas vitaminas
  • Apoiar a motilidade intestinal
  • Ajude a absorver nutrientes

O que faz com que as bactérias do intestino

Em um estado de saúde ideal, há um equilíbrio feliz no qual as cepas benéficas das bactérias mantêm as cepas que têm o potencial de ser incômodo sob controle.

” Disbiose intestinal ” é um termo usado pelos pesquisadores para descrever um estado hipotético no qual existe um supercrescimento das cepas mais problemáticas. A mudança pode ser vista na composição da própria flora, como são distribuídas e como estão funcionando.

Os seguintes fatores são todos hipotetizados para ter um impacto negativo sobre a saúde das bactérias intestinais intestinais:

  • Uso de antibióticos
  • Dieta moderna
  • Disfunção do peristaltismo
  • Estresse físico
  • Estresse psicológico
  • Radiação

Quando as bactérias do intestino pioram

Pesquisadores têm visto uma associação entre disbiose intestinal e uma variedade de doenças crônicas. É claro que, ao olhar para a lista a seguir, talvez você não ache surpreendente ver dois distúrbios intestinais.

O que pode surpreender são os links para outros problemas de saúde crônicos em todo o sistema. O pensamento atual é que a disbiose está contribuindo para uma resposta anormal do sistema imunológico que está desempenhando um papel nos sintomas crônicos desses distúrbios.

Pesquisas de ponta estão olhando para o papel que a saúde da flora intestinal desempenha na permeabilidade intestinal (síndrome do intestino gotejante) e como isso se relaciona com a doença autoimune.

  • Espondilite anquilosante
  • Eczema atópico
  • Doença Inflamatória Intestinal (DII)
  • Síndrome do Intestino Irritável (SII)
  • Artrite reumatóide

Mudanças de estilo de vida para bactérias intestinais saudáveis

Com base no que é conhecido por pesquisas sobre o que faz com que as bactérias intestinais saudáveis ​​e insalubres, as seguintes mudanças podem ajudá-lo a otimizar a saúde do seu mundo interior:

Mantenha o uso de antibióticos ao mínimo. Naturalmente, você deve alertar seu médico se tiver sinais de doença grave, mas siga os conselhos deles e não insista em prescrever antibióticos para doenças virais.

Aprenda habilidades de gerenciamento de estresse forte. A vida moderna é preenchida com uma infinidade de fatores estressantes. Você pode aprender habilidades para lidar com esses desafios de uma forma que resulte em menos desgaste em seu corpo.

Se necessário, tome probióticos. Suplementos probióticos contêm cepas de bactérias que foram identificadas como sendo benéficas para os seres humanos.

Embora a pesquisa sobre os benefícios dos probióticos tenha sido mista, e até o momento, não há pesquisas concretas que possam alterar a composição da flora intestinal, eles são geralmente bem tolerados e demonstraram melhorar os sintomas em pessoas que sofrem de IBS. Tal como acontece com todos os suplementos de balcão, certifique-se de obter autorização do seu médico antes de usar.

Bactérias do intestino e dieta

Embora a pesquisa nessa área seja bastante preliminar, as seguintes mudanças na dieta podem ajudar a manter as bactérias amigáveis ​​do intestino felizes e certamente não farão mal a você:

Diminua o açúcar e carboidratos refinados. Esses componentes alimentares interagem com as bactérias do intestino por meio de um processo de fermentação e podem contribuir para sintomas excessivos de gases e inchaço.

Conheça os prebióticos. Conforme você ouve mais e mais sobre as bactérias do intestino, você também ouvirá mais e mais sobre os prebióticos. Prebióticos são ingredientes em alimentos que estimulam o crescimento da flora benéfica.

Prebióticos são encontrados principalmente em vegetais e frutas que são ricos em fibras solúveis e insolúveis. Dois outros chavões são “frutooligossacarídeos” e “inulinas”; alimentos com esses componentes prebióticos parecem ser especialmente benéficos para a flora intestinal. aqui estão alguns exemplos:

  • Alcachofras
  • Espargos
  • Bananas
  • Amoras
  • Chicória
  • Alho
  • Alho-poró
  • Cebolas
  • Centeio

Coma mais alimentos fermentados. Alimentos fermentados são alimentos que já contêm em si culturas vivas de cepas benéficas de bactérias. Isso pode parecer realmente exótico, mas, ao olhar para a lista, você provavelmente está muito familiarizado com dois dos exemplos:

  • Kefir
  • Kimchi
  • Kombuchá
  • Chucrute (não enlatado, o tipo cru, não pasteurizado da seção de geladeira do supermercado)
  • Iogurte

Considere caldo de osso:  Embora a pesquisa seja escassa, muitos profissionais de saúde alternativos endossam o caldo de osso como sendo muito curativo para o intestino.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.