Suplementos

Radicais livres e antioxidantes

Radicais livres e antioxidantes: Os radicais livres são moléculas instáveis ​​produzidas quando o corpo decompõe os alimentos ou quando o corpo é exposto a radiação ou contaminantes (como a fumaça do tabaco).

Enquanto o corpo constantemente produz radicais livres como resultado da decomposição dos alimentos e transformá-los em energia (conhecida como trifosfato de adenosina ou ATP), a superprodução de radicais livres pode resultar em estresse oxidativo, um processo destrutivo conhecido por danificar certas estruturas celulares, como membranas celulares, DNA e proteínas.

Radicais livres e doenças

Verificou-se que os radicais livres e o estresse oxidativo desempenham um papel no desenvolvimento de muitas doenças, incluindo as seguintes:

  • Degeneração macular relacionada à idade
  • doença de Alzheimer
  • Câncer
  • Glaucoma
  • Doença cardíaca
  • Mal de Parkinson
  • Artrite reumatóide

O papel dos antioxidantes

Antioxidantes são compostos encontrados nos alimentos e produzidos no corpo. Eles têm a capacidade de neutralizar os radicais livres e proteger nossas células dos danos causados ​​pelo estresse oxidativo. Exemplos de antioxidantes incluem:

  • Betacaroteno
  • Coenzima Q10
  • Ácido lipoico
  • Luteína
  • Licopeno
  • Resveratrol
  • Selênio
  • Vitamina C
  • Vitamina E

Alcance primeiro os alimentos coloridos

Embora possa ser tentador aumentar sua ingestão de antioxidantes, atualmente não há evidências suficientes para mostrar que tomar suplementos antioxidantes pode prevenir doenças.

De fato, alguns estudos sugerem que consumir antioxidantes em altas doses – especialmente beta-caroteno e suplementos de vitamina E – pode realmente prejudicar a saúde.

Além disso, o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar adverte que os antioxidantes sintéticos encontrados em alguns suplementos podem não oferecer os mesmos benefícios que os antioxidantes encontrados naturalmente nos alimentos.

Alimentos integrais contêm uma variedade de nutrientes que podem ter papéis diferentes, mas trabalham juntos para apoiar a saúde.

Para aumentar a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, opte por frutas e legumes coloridos. Os pigmentos desses alimentos têm propriedades antioxidantes que podem interromper o processo enzimático envolvido na inflamação.

Vermelho: Tomate, melancia, toranja rosa, pimentão vermelho, maçã vermelha, cranberries, cerejas, framboesas e romãs.

Laranja / Amarelo: Cenoura, batata doce, manga, abóbora, abóbora, laranja, nectarina, mamão, pêssego e pimentão amarelo ou laranja.

Verde / Amarelo: Abacate, pimentão verde, couve, couve, espinafre, pepino, kiwi, feijão verde, abobrinha, brócolis, agrião, acelga, couve chinesa e alcachofra.

Branco: Alho, cogumelos, cebola, alho-poró, peras e gengibre.

Roxo: Mirtilos, amoras, berinjela, uvas vermelhas ou roxas, ameixas, figos e ameixas secas.

Tente substituir macarrão ou abobrinha de abobrinha por macarrão ou macarrão regular, batata doce por batata ou espalhe abacate em torradas multigrãos em vez de manteiga ou margarina. Legumes como couve ou espinafre podem ser espremidos ou adicionados aos smoothies.

Para obter mais ajuda no combate ao estresse oxidativo, considere também aumentar a ingestão de substâncias ricas em antioxidantes, como chá (preto, verde, branco ou oolongo), cacau, cogumelos medicinais (como reishi ou maitake), açaí ou goji berries .

Alimentos como grama de trigo, cerejas azedas, chokeberries e ervas e especiarias como açafrão e canela também podem atuar como antioxidantes.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.